As 7 qualidades de um bom engenheiro

A área da engenharia é uma das mais crescentes no Brasil. Em 2010, cerca de 40 mil engenheiros se formavam no Brasil, enquanto em 2015, foram registrados 80 mil novos engenheiros formados em diversas áreas, como Computação Elétrica, Mecânica, Eletrônica, Aeronáutica, Naval e Civil, de acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo.

Mas, também é verdade que, por causa da concorrência crescente, é necessário se especializar em certas habilidades para se destacar no mercado.

Para te ajudar, preparamos essa lista com as 7 qualidades de um bom engenheiro.

 

1. Capacidade de solucionar problemas

O que é a Engenharia se não a arte de engenhar, não é, mesmo? Por isso, um bom engenheiro deve sempre ser capaz de pensar e desenvolver soluções baseadas no seu conhecimento e experiências ou desenvolver novas tecnologias para os diversos problemas encontrados na sociedade.

 

2. Ética e profissionalismo

Só pelos dados mostrados no início desse texto, você pode perceber que a concorrência é realmente alta. No entanto, nem todos os engenheiros formados entendem plenamente a função de sua profissão e a exercem com ética ou zelam pelo bom profissionalismo. Por isso, um engenheiro valioso para o mercado é aquele que se mostra íntegro em suas ações – o que vale para todas as profissões!

 

3. Busca constante de atualização

Um bom engenheiro soluciona problemas e, todos os dias, novos problemas aparecem. Por isso, é importante que o profissional se atualize constantemente e busque por novos conhecimentos em estudos e especializações que estão em alta no mercado, como análise de dados e desenvolvimentos de negócios. Desse jeito, fica mais fácil conquistar uma boa vaga em empresas cada vez mais exigentes.

 

4. Identificar oportunidades

Saber avaliar cenários e prever boas oportunidades de negócios também é uma qualidade do engenheiro valioso para o mercado. Buscar áreas que necessitam de engenheiros é um bom começo, a de infraestrutura, por exemplo: saneamento, transporte e habitação. Um bom engenheiro tem uma boa visão de mercado e se lança (devidamente especializado!) nas empresas que necessitam de mão-de-obra para conceder insights de inovação para tais

 

5. Capacidade de trabalhar em equipe

Para ser um bom líder, é preciso interagir com seus liderados. Ou seja, não adianta muito ter um perfil de liderança se o profissional não desenvolve bons relacionamentos interpessoais.

Por isso, é desejável que o engenheiro domine boas técnicas de comunicação e a capacidade de trabalhar em equipe – para não somente dar ordens, mas estimular a todo seu time a alcançar os objetivos.

 

6. Perfil de liderança

Para ser um bom engenheiro, é necessário ter um perfil de líder e muita proatividade. É muito provável que o profissional tenha que trabalhar em equipe, o que requer a capacidade de conduzir seu time para executar projetos com eficiência.

O engenheiro terá que lidar com grandes projetos com prazos e cronogramas estipulados. Ele terá então, a responsabilidade de motivar e manter a produtividade da equipe, monitorando e avaliando os resultados.

 

7. Aptidão para cálculos

Apesar de ser a última da nossa lista, essa é a primeira qualidade de um bom engenheiro – necessária até, muitas vezes, para garantir sua aprovação no vestibular: a facilidade com os números.

Essa característica é muito importante, mas ela sozinha não determina se um engenheiro é valioso para o mercado ou não. A aptidão para os cálculos é crucial para aprender as fórmulas e estudos que serão aplicados em seus projetos e experimentos, além de tornar mais fácil o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Se você já está no mercado, aproveite para avaliar se possui todas essas qualidades – se não, ainda há tempo!

Agora, caso ainda esteja na graduação, aproveite esse tempo para desenvolver suas habilidades e se tornar o profissional que toda empresa deseja.

 

Você tem o que é necessário para ser um bom engenheiro? Aproveite que o Vestibular da Doctum está com inscrições abertas e faça já a sua inscrição!

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *