Graduação

Arquitetura e Urbanismo

No Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, o estudante é capacitado nas disciplinas de Exatas e Humanas para desenvolver um olhar amplo sobre os projetos e sugerir a melhor solução para seus clientes.

Ao observar uma construção, seja ela residencial, comercial ou pública, a maioria das pessoas não consegue afirmar se ela foi projetada por um Engenheiro Civil ou por um Arquiteto. A confusão acontece porque as duas áreas de atuação possuem algumas semelhanças, mas muitas diferenças. A principal é o foco.

Duração

5 Anos

Grau

Bacharelado

Matriz Presencial
Matriz Semi
Modalidade

Presencial – Semi

Matrícula

199,90

Mensalidade

De:  R$ 1.827,80*

A partir de: R$ 549,00*


*Os valores e porcentagem de desconto, assim como as condições vigentes variam de acordo com a unidade selecionada e as promoções ativas do período. Favor consultar a secretaria da unidade ou a Central de Atendimento.

Sobre a Graduação

Um mesmo projeto possui várias necessidades estruturais e estéticas. O Engenheiro Civil tem a função de analisar as necessidades estruturais, por isso o foco de seu aprendizado está nas Ciências Exatas.

Ele vai lidar com questões técnicas, como a análise dos materiais usados em uma obra, o conhecimento do terreno e o cálculo das colunas, vigas e lajes, garantindo a execução correta e segura do projeto.

Já o foco do aprendizado de um Arquiteto é duplo, tendo o toque especial das Ciências Humanas para que ele possa analisar as necessidades estéticas e de funcionalidade do mesmo projeto. Nessa área, levamos em consideração a sustentabilidade, a acústica, a iluminação e a decoração dos ambientes.

Garanta já o seu futuro!

Venha para a Doctum!

A Rede de Ensino Doctum oferece vários benefícios para seus alunos.
Além do preço acessível, todos os cursos são reconhecidos com nota máxima no MEC e, estão entre as 50 melhores faculdades do Brasil.
Aqui, sua experiência de aprendizado é transformadora e te prepara para o futuro.
Amplie suas chances no mercado!

Saiba mais sobre a graduação

matriz curricular proposta pelo Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Rede de Ensino Doctum desenvolve habilidades que estimulam a criatividade e o espírito crítico, possibilitando a atuação em diversos segmentos e levando em consideração as inovações tecnológicas e o bem-estar social.

As disciplinas teóricas oferecem a base necessária para que o estudante conheça a origem de modelos arquitetônicos nacionais e internacionais, aprenda sobre arquiteturas internas e externas, conceitos sustentáveis e de acessibilidade, podendo referenciar seu trabalho.

E em paralelo, os projetos práticos possibilitam que ele aplique gradativamente esse aprendizado, vivenciando um pouco da rotina de um Arquiteto.

A vivência é complementada pelo estágio supervisionado, exigido para a formação, assim como o Trabalho de Conclusão de Curso. 

O estudante de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo é criativo, possui interesse pela arte e também deve gostar ou, pelo menos, ter facilidade com a Matemática. Ele sabe que usará o necessário das duas ciências em sua formação superior. É um diferencial saber desenhar e ter sensibilidade, organização e capacidade de observação.

É comum que  o arquiteto trabalhe em conjunto com outros profissionais, o que torna fundamental a capacidade de trabalhar em equipe. E para apresentar bons resultados é preciso também mostrar segurança e exatidão em seus projetos.

Um bom profissional também deve estar bem informado e por dentro das tendências do setor, visto que a maioria das pessoas que procura os serviços de um arquiteto traz ideias que podem ser acolhidas pelo profissional contratado, desde que sejam de seu conhecimento e que haja viabilidade para a sua execução.

Ao longo de sua formação acadêmica, o estudante da Rede de Ensino Doctum é levado a pesquisar sobre suas áreas de interesse dentro da Arquitetura, debater e construir sua identidade profissional, e isso com o auxílio de um corpo docente capacitado para formar os profissionais mais procurados pelo mercado de trabalho.

O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Rede de Ensino Doctum prepara profissionais com amplo conhecimento para atuação diversificada e integrada nas áreas de paisagismo e interiores, edificações, planejamento urbano, projeto arquitetônico e monumental. 

Nossos formandos possuem um perfil autônomo, capaz de intervir na realidade social, obedecendo aos padrões éticos e particulares de cada região.

O arquiteto pode desempenhar funções em diversas áreas, como arquitetura industrial, arquitetura de interiores, arquitetura sustentável, construção civil, luminotécnica, paisagismo, restauro e urbanismo. 

A área é bastante ampla e oferece opções para profissionais com diferentes aptidões e conhecimentos, desde que possuam as habilidades básicas descritas anteriormente.

Para trabalhar, o arquiteto precisa de registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). A área é vista como promissora por estar ligada ao mercado da Construção Civil, mesmo que esse mercado seja sempre o mais atingido quando falamos de uma crise econômica.

Em contrapartida, os arquitetos se beneficiam com a reforma de imóveis antigos e as adaptações residenciais e comerciais que deverão acontecer com o avanço da Informática. Por isso, a Arquitetura vive em constante adaptação ao cenário atual.

Esses profissionais também encontram trabalho nas pequenas cidades, criando ou revitalizando espaços públicos, e nas grandes cidades, acompanhando projetos de infraestrutura e turismo nos mercados imobiliários que continuam em crescimento.

Onde Estudar

Confira as unidades onde o curso está disponível