Ciência da Computação – o que você precisa saber sobre esse curso

Conheça todos os detalhes do Curso de Ciência da Computação da Rede de Ensino Doctum e saiba qual é o perfil desse profissional, as áreas de atuação e o porquê de a área de tecnologia ser uma das que mais cresce no Brasil.

Como é o Curso de Ciência da Computação?

O Bacharelado em Ciência da Computação é um Curso da área de Exatas. Basicamente, o futuro cientista da computação, como é chamado esse profissional, encontrará na faculdade o conhecimento necessário para elaborar programas de informática. Com o crescente avanço nas tecnologias, as profissões voltadas para o mundo da tecnologia têm uma ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo o Censo de Educação Superior de 2017 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a Ciência da Computação está entre os 20 cursos mais procurados por pessoas do  sexo masculino no Brasil.

Apesar disso, não se trata de uma profissão exclusiva para homens. E as mulheres que optam pela área da computação possuem mais capacitação profissional, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na Rede de Ensino Doctum, o Bacharelado em Ciência da Computação presencial está disponível na Unidade de Caratinga, a mais antiga da rede com 46 anos de experiência em cursos de o Ensino Superior. Ou seja, o candidato interessado em atuar na área de informática conta, aqui na Doctum, com uma completa estrutura e profissionais capacitados para a sua formação acadêmica.

O que você pode esperar da graduação?

O Curso de Ciência da Computação presencial possui oito semestres de duração, com carga horária de 3.120 horas/aula, por isso, o aluno precisará de pelo menos quatro anos para se formar.

Durante a graduação, o estudante encontrará uma matriz curricular bastante diversificada, com a intenção de prepará-lo para as diversas vertentes de atuação de um cientista da computação, mesclando as disciplinas entre conhecimentos técnicos e teóricos.

A Matemática estará presente em módulos como Lógica, Álgebra Linear e Projetos e Análise de Algoritmos. Além disso, o graduando da unidade Caratinga da Rede de Ensino Doctum também encontrará no curso disciplinas que aprofundarão o conhecimento específico da área da computação como, por exemplo, Programação de Computadores, Arquitetura de Computadores, Redes de Computadores e Engenharia de Software.

A metodologia científica também é parte essencial da formação desse cidadão, por isso, o graduando terá de entregar ao final da formação o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Outro ponto essencial é o estágio supervisionado, que proporcionará a oportunidade de conhecer o dia a dia de um profissional da área.

Como é o perfil do aluno de Ciência da Computação?

A primeira coisa que o futuro estudante de Ciência da Computação precisa saber é que a Matemática será a base para as disciplinas do curso. Por isso, gostar dos números e de trabalhar com eles é ponto essencial no perfil do futuro cientista. Não é necessário ser profundo conhecedor da matemática, porém, ter facilidade em aprender a disciplina é um diferencial.

Outra característica bastante importante é ser curioso e ágil. A tecnologia está em constante evolução, logo, acompanhar as novidades do mercado, assim como em outras áreas é  necessário para a construção de um profissional diferenciado.

Uma habilidade requisitada para esse graduando é a capacidade de trabalhar em equipe, bem como de ser um líder. A grande maioria dos projetos desenvolvidos pelo cientista da computação têm a participação de equipes, por isso, saber lidar com os colegas de trabalho é um diferencial desse profissional.

Outro ponto importante é o conhecimento da língua inglesa. Atualmente, todas as profissões exigem a habilidade de falar um idioma estrangeiro, entretanto, na área da computação torna-se ainda mais essencial, já que boa parte dos sistemas são programados em inglês.

Qual é o objetivo o curso?

O profissional graduado nesse curso estará capacitado para atuar em diversos setores voltados à tecnologia, em especial à tecnologia da informação, que apresenta o maior potencial quanto ao  crescimento de salários, segundo publicação do Portal Exame, em 2018.

No Bacharelado em Ciência da Computação, o futuro profissional de tecnologia será preparado para trabalhar no desenvolvimento de softwares, aplicativos, ferramentas e programas nas mais diversas áreas conforme o solicitado pelo cliente.

A graduação também prepara profissionais que poderão atuar com suporte técnico ou gerência, porém, o objetivo principal é formar cientistas da computação que possam criar soluções de informática de acordo com a necessidade dos usuários.

Como é o campo de atuação no mercado de trabalho para o formado em Ciência da Computação?

O mercado de trabalho para profissionais da área de Computação é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Isso acontece porque os consumidores estão ávidos por novidades e exigem das empresas uma velocidade rápida nas inovações tecnológicas. Por esse motivo, a área de tecnologia da informação (TI) proporciona maiores oportunidades de emprego no País.

Na Ciência da Computação, o profissional pode optar por uma série de especializações, entre elas gerência de TI, suporte técnico, analista e desenvolvedor de sistemas e arquiteto de software.

Assim como em outras profissões, o cientista da computação também pode optar pela carreira acadêmica, investindo em mestrado e doutorado para atuar como professor no ensino superior ou, ainda, em ser um pesquisador.

Porque estudar na Rede de Ensino Doctum?

A Rede de Ensino Doctum, uma das mais tradicionais do Estado de Minas Gerais, oferece ao aluno dos cursos presenciais uma estrutura completa para capacitar os futuros profissionais para o mercado de trabalho.

As vantagens de estudar nos cursos presenciais da instituição vão desde o contato direto com os professores capacitados até a infraestrutura encontrada pelos alunos nos campus da rede. Os alunos podem fazer também aulas optativas, como Tópicos Especiais em Ciência da Computação e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Uma vaga no curso de Ciência de Computação na unidade Caratinga pode ser conquistada de diversas formas, pois a missão da Doctum é facilitar o acesso do futuro graduando ao Ensino Superior, sem perder a qualidade. 

O candidato pode entrar por meio de vestibular tradicional ou agendado, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio de transferência de outra universidade ou, ainda, após terminar a primeira graduação,  precisando apenas comprovar a conclusão do outro curso de ensino superior com o encaminhamento do diploma, por exemplo. 

Os valores praticados pela Rede de Ensino Doctum são compatíveis com o mercado. A instituição oferece também uma série de opções de bolsas de estudos.