Conheça todos os detalhes do Curso de Ciências Contábeis da Rede de Ensino Doctum e descubra qual o perfil do profissional formado nessa área, quais os campos de atuação bem como os principais desafios na carreira de um contador.

Como é o Bacharelado em Ciências Contábeis?

Quem pensa que o trabalho do contador se resume aos Impostos de Renda anuais, está enganado. O profissional formado em Ciências Contábeis foi preparado para muito mais. São dele as tarefas relacionadas à  organização financeira das empresas, que envolvem o registro de todas as atividades monetárias, além de fornecer informações à diretoria, objetivando à tomada de decisões.

O contador também atua com auditoria e perícias contábeis, além dos “tradicionais” trabalhos relativos aos escritórios de contabilidade.

Todas as suas funções envolvem cálculos e análises, o que requer ética e responsabilidade por se tratar da administração do patrimônio de pessoas físicas e jurídicas. É uma das profissões fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do País e do mundo.

O que você pode esperar do Bacharelado em Ciências Contábeis?

A matriz curricular proposta pelo Bacharelado em Ciências Contábeis da Rede de Ensino Doctum, disponível nas unidades de Caratinga, João Monlevade, Manhuaçu e Teófilo Otoni, estimula o desenvolvimento de competências e habilidades para formar líderes e gestores criativos, com amplo conhecimento técnico e científico para interpretar realidades econômicas em organizações nas esferas nacional e internacional.

As disciplinas teóricas oferecem a base necessária para que o estudante se aprofunde na rotina empresarial, enquanto os projetos práticos possibilitam que ele entenda como funcionam a prática, as normas e as diretrizes.

É importante lembrar que, apesar da predominância dos cálculos, o curso também conta com noções de Comunicação, Administração e Direito.

A vivência é complementada pelo estágio supervisionado, exigido para a formação, assim como o Trabalho de Conclusão de Curso. Confira a matriz curricular completa.

Como é o perfil do profissional de Ciências Contábeis?

O estudante de Bacharelado em Ciências Contábeis é, sobretudo, ético e responsável, porque sabe que qualquer erro ou deslize na sua futura profissão pode representar prejuízos para os clientes que ele atende. Ele também é organizado e disciplinado, o que facilita a realização de suas atividades.

É fundamental ter afinidade com a Matemática, pois será base para o seu trabalho, mas é interessante ser articulado, se comunicar com facilidade e ter clareza ao apontar caminhos promissores para seus clientes, tendo em vista que os resultados gerados por ele vão definir o rumo que as empresas tomarão dali em diante.

Segurança, exatidão e domínio de inglês são considerados diferenciais também. Além disso, um bom profissional de Ciências Contábeis precisa estar sempre atualizado sobre as leis contábeis e empresariais do Brasil.

Com um mercado em constante crescimento, quem escolhe cursar essa área na Rede de Ensino Doctum é incentivado, ao longo de sua formação acadêmica, a descobrir seus interesses e potenciais, com auxílio de um corpo docente capacitado para formar os profissionais mais procurados pelo mercado de trabalho.

Qual é o objetivo do Bacharelado em Ciências Contábeis?

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Rede de Ensino Doctum, que é disponibilizado nas unidades de Caratinga, João Monlevade, Manhuaçu e Teófilo Otoni, dá aos profissionais uma formação completa, com amplo conhecimento e oportunidades de atuação em áreas diversificadas, como auditoria, contabilidade, ensino, controle e perícia.

Nossos formandos também possuem um perfil autônomo, capaz de realizar consultoria especializada a empresários de pequeno, médio e grande porte.

Como é o campo de atuação no mercado de trabalho?

O contador pode desempenhar funções em diversas áreas, desde que seja registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Para conseguir o registro, é necessário ser aprovado em uma Avaliação de Suficiência, que pode ser feita no último ano da graduação ou depois da conclusão do curso. 

O exame passou a ser obrigatório em 2011 e, desde 2015, somente bacharéis em Ciências Contábeis podem se inscrever. Antes, os Técnicos em Contabilidade também tinham direito ao registro. 

O mercado de trabalho na área de Ciências Contábeis se encontra em constante crescimento e atualização. O índice de empregabilidade é alto, visto que todas as organizações precisam de um profissional para analisar sua movimentação financeira, mas faltam profissionais qualificados no mercado.

De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil existem 348 mil contadores registrados em 61 mil empresas de contabilidade, mas não é o suficiente. Há demanda para esses profissionais nas áreas de auditoria, contabilidade em geral, ensino, perícia contábil, consultoria e planejamento e controladoria. 

A procura vem aumentando desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, mas foram intensificadas quando a Receita Federal automatizou seu sistema e passou a possibilitar envio de informações por meio digital.  A complexa matriz tributária brasileira, que se modifica constantemente, também elevou a busca por profissionais especializados.

Por que estudar na Rede de Ensino Doctum?

O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Rede de Ensino Doctum, que é disponibilizado pelas unidades de Caratinga, João Monlevade, Manhuaçu e Teófilo Otoni, é presencial, logo, os estudantes cumprem sua carga horária na unidade Doctum e têm o contato direto com o corpo docente e outros alunos, compartilhando experiências e informações para enriquecer o seu conhecimento.

Além disso, os diferenciais fazem da Rede de Ensino Doctum a melhor opção para o desenvolvimento da sua carreira.

Entre eles destacamos: as bolsas de estudo oferecidas em diversas modalidades (conheça as opções a qualidade do ensino); a qualidade do ensino, porque nossos cursos estão entre os 10 melhores do Espírito Santo e entre os 15 melhores de Minas Gerais, e o Núcleo de Estágio e Emprego, que busca a inserção dos estudantes no mercado de trabalho durante a formação acadêmica.

Os vestibulares são gratuitos e basta fazer a inscrição e realizar a prova. Também é possível ingressar na Rede de Ensino Doctum usando o seu resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 400 pontos, ou por transferência de outra instituição.

Saiba mais sobre a Rede de Ensino Doctum acessando o nosso site, ou procure uma das nossas 15 unidades presentes em Minas Gerais e no Espírito Santo. Não deixe de conhecer nossas outras modalidades de ensino. Queremos realizar o seu sonho!