Graduação
Medicina Veterinária
O Curso de Medicina Veterinária forma profissionais para atuar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de animais silvestres e domésticos.
O curso permite também que os formados na área atuem com tecnologia e inspeção higiênico-sanitária dos produtos de origem animal, da produção animal, além do controle de zoonoses.
Matrícula
R$ 1.013,00
Sobre a Graduação
A área é repleta de oportunidades, pois está em sempre alta. O faturamento do mercado pet mundial ultrapassou os 124 bilhões de dólares, como mostra uma pesquisa da Associação Brasileira da indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Só no Brasil foram arrecadados mais de 18 bilhões de reais. De 2017 para 2018 houve um crescimento, mundialmente, de 4,3% no segmento.
Para atuar na área é obrigatório possuir diploma de curso superior que seja reconhecido pelo MEC, além do registro no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFVM), que inclusive, reconhece mais de 80 campos de atuação possíveis para esse profissional.
Garanta já o seu futuro!
Venha para a Doctum!
A Rede de Ensino Doctum oferece vários benefícios para seus alunos.
Além do preço acessível, todos os cursos são reconhecidos com nota máxima no MEC e, estão entre as 50 melhores faculdades do Brasil.
Aqui, sua experiência de aprendizado é transformadora e te prepara para o futuro.
Amplie suas chances no mercado!
Saiba mais sobre a graduação
O Curso de Medicina Veterinária dura, em média, cinco anos e reúne, ao longo da graduação, uma grade curricular com atividades teóricas e práticas voltadas à área da Saúde.
É comum, por exemplo, que os estudantes, com supervisão de especialistas e professores, atuem previamente em consultas, exames e até mesmo em procedimentos médicos e cirúrgicos ao longo da faculdade.
As disciplinas variam entre as áreas de Ciências Biológicas e Exatas, nos primeiros anos de curso, e passam pelo estudo de técnicas cirúrgicas, clínicas e doenças em anos posteriores.
Anatomia, genética, produção animal, zootecnia e medicina veterinária preventiva são algumas das matérias que o estudante de Medicina Veterinária da Rede de Ensino Doctum – Unidade de Teófilo Otoni verá ao longo do curso.
O profissional que deseja trabalhar nessa área precisa necessariamente gostar de animais. Essa é a regra primordial do curso, assim como ter um grande respeito pelo meio ambiente.
Ter intimidade, por exemplo, com a área da Saúde e com matérias como biologia, é um bom passo para a carreira no setor. É necessário ter equilíbrio emocional para lidar com animais doentes e, claro, com seus donos ou tutores, bem como ter a capacidade de tomar decisões muitas vezes difíceis ao longo da profissão.
Por ter um vasto campo de atuação, esse profissional também deve ser curioso e investigativo para entender e se dispor a conhecer as mais diversas subáreas que se apresentam para quem segue a profissão.
A capacidade de trabalhar em equipe é, de igual modo, essencial, pois o profissional já formado na área, em muitos casos, terá que ter suporte de outras áreas para exercer a profissão.
O objetivo do Curso de Medicina Veterinária da Rede de Ensino Doctum – Unidade de Teófilo Otoni é formar um médico capaz de atuar nas mais diversas áreas da profissão, desde produção animal e controle de zoonose, a tratamento clínico e cirúrgico de animais domésticos ou silvestres.
O curso também tem como função suprir a alta demanda do mercado nacional e internacional, já que no Brasil a população de animais ultrapassa os 139 milhões. Entre 2013 e 2018 houve um crescimento de 5,2% no número de animais, conforme dados da Abinpet.
Segundo a Abinpet o Brasil alcançou o posto de segundo maior mercado pet do mundo. Em 2018 foram arrecadados mais de 20 bilhões de reais. De 2017 para 2018 os segmentos que mais cresceram no setor foram:
- Pet Vet (10%);
- Pet Food (7,8%);
- Pet Care (6,5%).
Os referidos dados refletem um mercado aquecido e cheio de oportunidades para os egressos do curso, os quais podem atuar em clínicas veterinárias, zoológicos, centros de controle de zoonose, institutos de pesquisa e indústria de medicamentos.
Muitos médicos veterinários também optam por abrir o seu próprio negócio oferecendo serviços de tratamentos clínicos, pet shop, adestramento, hospedagem e fisioterapia.
O salário médio de um veterinário no Brasil, segundo a Catho, é de R$ 2.488,97.