DURAÇÃO
4 anos e meio
GRAU
Bacharelado
MATRIZ
Clique Aqui


Enfermagem Semipresencial – conheça o curso da área de Saúde mais procurado no Brasil

A área da Saúde é uma das formações mais procuradas e tradicionais no Brasil. Segundo o Censo do Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), o bacharelado em Enfermagem é o 5º curso com maior número de inscritos no País.

A graduação semipresencial do curso de  enfermagem dura em média 4 anos e meio, divididos em 4000 horas de aulas teóricas e práticas.

O futuro enfermeiro é o responsável pelo tratamento direto aos pacientes. Podemos dizer que, basicamente, o médico faz o diagnóstico e o enfermeiro fica a cargo de aplicar os cuidados necessários, seja no manejo direto da terapia ou no gerenciamento da equipe de enfermagem. A Enfermagem possui  um amplo leque de possibilidades de trabalho e se especializar pode ser uma ótima oportunidade  para garantir melhores posições ao longo da carreira nesta profissão.

Na Rede de Ensino Doctum, o bacharelado está disponível na modalidade semipresencial nas  unidades de Caratinga, Teófilo Otoni e  Serra, e também na modalidade presencial em Serra, oferecendo ao aluno uma excelente estrutura física e acadêmica.

Objetivos do Curso

Formar profissionais para atuar no meio da saúde através da prevenção, proteção e restabelecimento da saúde dos pacientes junto a outros profissionais do setor.

O objetivo do curso não é apenas criar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho do ponto de vista clínico, mas também de formar enfermeiros e enfermeiras que tenham como prioridade a humanização e o cuidado com o paciente, já que se trata de uma carreira que está diretamente envolvida com a saúde do ser humano.

Por isso, o bacharelado em Enfermagem da Rede de Ensino Doctum está focado em promover uma formação humanista, crítica e reflexiva, que busca formar profissionais com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, preparados para lidar com os desafios do sistema de saúde brasileiro. Capazes de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes.

Público Alvo

Poderão ingressar no curso superior de Enfermagem Semipresencial, estudantes que tenham concluído o ensino médio independente de formação específica. Além disso, a graduação em Enfermagem pode ser uma oportunidade para outros profissionais que já atuam na área da saúde, como técnicos e auxiliares de enfermagem, cuidadores profissionais, entre outros.

Matriz Curricular

No início da graduação, o estudante aprenderá conteúdos que darão a base para as demais disciplinas, como Fundamentos da Enfermagem, Anatomia Geral, Biologia celular, Biossegurança, Imunologia, Bioética, Bases conceituais da Enfermagem, entre outros.

Na segunda parte do curso, o futuro enfermeiro terá matérias focadas em outras disciplinas  como enfermagem na saúde mental, saúde do adulto, do idoso, da criança e adolescente, da mulher, na terapia intensiva, urgência e emergência, saúde coletiva e ainda assistência domiciliar. O graduando também terá matérias  que o auxiliarão no entendimento do sistema de saúde como Políticas de Saúde, Gerenciamento em Saúde e Psicologia aplicada à saúde.

O curso também contempla o estágio supervisionado obrigatório em Saúde Coletiva e Atenção Hospitalar, com o intuito de promover a prática do que o aluno aprende em sala de aula e nas disciplinas pelo AVA. É necessária a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma das exigências do MEC.

  • Atividades presenciais semanais

Projeto Integrador,

Disciplinas com Carga horária Prática

Estágio Supervisionado

  • Sistema de avaliação organizado em 60 pontos de atividades e 40 pontos distribuídos em avaliações.
  • Aulas síncronas com Professores EaD e aulas presenciais com Professores Orientadores;
  • Suporte e acompanhamento dos Tutores Virtuais e Presenciais

O perfil do estudante de Enfermagem

Inicialmente, esse graduando precisa gostar de Biologia, já que boa parte das disciplinas cursadas durante a faculdade envolvem o tema. Outra questão envolvida é a familiaridade com a Química, já que a matéria também faz parte do cotidiano do enfermeiro.

Uma das características principais do estudante que se interessa pelos cursos da área de Saúde é a preocupação e o cuidado com o próximo.

Especialmente aqueles que escolhem o bacharelado em Enfermagem, os estudantes  esperam ter maior contato com as pessoas em situação de saúde frágil, visando não apenas prezar pela saúde física do paciente, mas também de acolher emocionalmente o doente e a família dele durante o período de tratamento, seja no hospital, em uma clínica ou no próprio lar.

O enfermeiro normalmente é também uma pessoa bastante gentil e cordial, que preza pela educação e conversa com o paciente.

O mercado de trabalho para quem faz Enfermagem

Primeiramente, qualquer graduado no Curso de Enfermagem terá que tirar o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Nenhum profissional pode atuar, seja no setor público ou privado, sem a devida documentação.

O enfermeiro possui oportunidades em hospitais, clínicas, como de repouso ou pediátricas, ou, ainda, atender pacientes em home care.

Um dos principais diferenciais do mercado de trabalho do bacharel em comparação com o  auxiliar de Enfermagem é que o “enfermeiro padrão”, como é conhecido esse profissional, pode atuar na gerência de equipes e no planejamento da assistência aos pacientes, enquanto o técnico fica responsável pelas atividades de menor complexidade, como a aplicação de medicamentos.

Entretanto, o enfermeiro também pode realizar essas tarefas rotineiras. Ademais, o salário do profissional com ensino superior é mais elevado. E é possível se especializar em áreas de cuidados específicos e/ou intensivos, que abrem mais um leque de oportunidades.

O profissional de Enfermagem pode também optar pela carreira acadêmica, tornando-se pesquisador ou professor de universidade. Muitas vezes, profissionais que atuam como enfermeiros padrão também lecionam no ensino superior.

Por que estudar na Rede de Ensino Doctum?

A Rede de Ensino Doctum oferece aos alunos uma completa infraestrutura com laboratórios, salas de aulas modernas e biblioteca. Conta com  unidades em Minas Gerais e no Espírito Santo entre essas as 10 melhores do estado. Os candidatos a uma vaga de Enfermagem nas unidades de Caratinga, Teófilo Otoni e Serra (ES) possuem, a princípio, duas formas de ingresso: realizando o Vestibular em Casa ou utilizando sua nota do ENEM. Para saber mais sobre as diversas formas de ingresso, e condições de descontos especiais, clique no link.

MAIS INFO SOBRE O CURSO

Saiba Mais!
Preencha o formulário que logo entraremos em contato!
Rolar para cima