Encontrar o equilíbrio entre a carreira e vida pessoal é um dos desafios mais comuns para quem está começando a jornada profissional. A vontade de crescer e desenvolver no emprego pode gerar horas extras de trabalho, que se transformam em uma rotina nada saudável dentro e fora do escritório.

Separamos algumas dicas e pontos importantes para você avaliar e aprender a conciliar melhor essas áreas. Pode até soar como “papo de coach”, mas não tem solução milagrosa não, são ações simples para o seu dia a dia que podem te ajudar a transformar a sua vida! 



Existe uma separação entre carreira e vida profissional?

mulher negra fazendo um símbolo de dúvida, que representa verdade ou mitos sobre o EAD


A resposta é: deveria! Contudo, sabemos que, na prática, muitas vezes isso não acontece. Um(a) trabalhador(a) que segue o regime CLT, passa de 40 a 44 horas semanais no escritório. Isso representa 36% do tempo em dias úteis em contato com pessoas do ambiente de trabalho. Além disso, os colegas de empresa, eventualmente, acabam tornando-se amigos próximos, e os limites entre o que é pessoal e profissional podem se confundir. 

Não há nada de errado em criar laços e amizades, o segredo é saber diferenciar os momentos de lazer, fora do escritório, com os momentos profissionais. Ainda que as pessoas do convívio social sejam as mesmas do trabalho. É perfeitamente normal que a vida profissional e pessoal se esbarrem, todavia, o ideal é que haja uma distinção clara entre às duas coisas. 



5 Dicas para conciliar a carreira e vida profissional:

1. Equilíbrio profissional:

A primeira dica é impor os limites na área profissional. De nada adianta horas extras com certa frequência, e não dosar o período certo de trabalho e vida pessoal. É preciso entender que o crescimento profissional leva tempo, experiência, planejamento de carreira e boas oportunidades e, não somente depende da sua dedicação e boa vontade. A Síndrome do Burnout como outras doenças muito graves servem de alerta para a nossa sociedade, que hoje vive na era do imediatismo.


2. Aprenda a dizer não:

Aceitar todos os convites, participar de todos os projetos, eventos e palestras pode ser tentador, principalmente quando você está focado no crescimento da carreira. Porém, a percepção entre o possível e o desejável começa quando aprendemos a priorizar as situações. Dizer não é fundamental para conseguir esse equilíbrio. Seja em âmbito pessoal ou profissional, às duas áreas precisam estar caminhando juntas e não em sobreposição uma à outra.

3. Otimização do tempo:

Nem sempre vamos conseguir levar a vida profissional e pessoal lado a lado, dispondo da mesma atenção e dedicação, existem períodos em que talvez seja preciso um esforço maior para uma delas. Caso você se encontre aqui, a organização da sua rotina é a solução. Saber otimizar o  tempo e direcionar energia para o que realmente importa vai te ajudar a equilibrar a balança.


4. Peça ajuda e lembre-se que você não está sozinha(o):

Ainda que você coloque todas as dicas em prática e consiga equilibrar melhor as áreas, sabemos que a vida não é linear e vão existir altos e baixos. Assim, é preciso atentar-se às sobrecargas de trabalho ou emocional, peça ajuda para finalizar um projeto complexo, para concluir uma entrega apertada, ou mesmo para lidar com as dificuldades do dia a dia. Compartilhe os desafios profissionais com a  sua equipe, líderes e colegas. Busque ajuda profissional quando necessário e cuide da sua saúde mental e física. 

5. Cultive seus hobbies:

O lazer, o ócio e o descanso são momentos essenciais para construir o equilíbrio entre carreira e vida profissional, por isso, não abra mão dos seus hobbies, por mais simples que sejam. Ler um livro, assistir televisão, investir em algo para você. E, para aqueles momentos em que bate um desânimo encontre inspiração  e não desista de você e dos seus sonhos!


Rede de Ensino Doctum trabalha para realizar muitos sonhos oferecendo cursos de graduação há mais de 80 anos. Sempre compartilhamos dicas sobre carreira profissional, para mandar bem nos estudos e sobre faculdade. É só continuar nos acompanhando por aqui. 




Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *