O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem,  é a prova mais importante para quem quer ingressar no ensino superior, e quanto mais cedo começar seu cronograma de estudos, mais preparado para a prova você estará. 

Se você já pesquisou Enem no Google, com certeza se deparou com mil artigos falando da importância de criar um cronograma de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio,   A verdade é que, a organização é fundamental para quem deseja se dar bem em qualquer prova. Continue a leitura, pois vamos te dar várias dicas  por onde começar a estudar para o Enem.



Mas para que serve um cronograma de estudos?

Um cronograma de estudos é onde você organiza seu passo a passo com datas, horários, matérias e conteúdos importantes que devem ser estudados até o dia da prova, e assim não deixar nada para a última hora. 

Pensando nisso, a Doctum montou um planner para você organizar seus estudos para não esquecer nenhuma matéria. 

QUERO MEU PLANNER

Mas, além de um bom cronograma de estudos, é preciso entender como funciona a prova do Enem. 


Você sabe como funciona o Enem?

O Enem é dividido em quatro provas objetivas e uma redação, sendo desde 2017 aplicadas em dois domingos diferentes.

As provas são as seguintes:

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
– Matemática e suas Tecnologias.
 
Cada uma das provas possui 45 questões objetivas, de múltipla escolha, que engloba cada uma das disciplinas relacionadas, totalizando 160 questões. 

Além das questões objetivas, a prova conta com uma redação, que deve ser feita segundo o gênero dissertativo-argumentativo. De forma resumida,  você deve defender um ponto de vista através de argumentos e, apresentar propostas de solução. O tema da redação do Enem é divulgado apenas durante a prova.

Como começar a estudar para o Enem do zero

Existem algumas etapas que não devem ser ignoradas. São elas: 

O Edital do Enem.

Nele você encontrará informações como, data das inscrições, das provas, disciplinas cobradas entre outras. É fundamental que se leia atentamente todo o edital, disponibilizado no site do INEP

Definição de metas.

Após montar seu cronograma de estudos, é importante que se defina metas, de curto, médio e longo prazo.  Elas te ajudam a perceber sua evolução ao longo do tempo. A cada meta alcançada você conseguirá observar o progresso do planejamento. Se está realizando tudo dentro do cronograma, por que  seu objetivo principal não seria alcançado?

Descobrir seu estilo de aprendizagem

Após se organizar, criar seu cronograma de estudos e entender como funciona a prova, é hora de começar os estudos. Nesse momento é fundamental ter autoconhecimento e auto respeito. 

Da mesma forma que não adianta estudar tudo de uma vez só, também não adianta estudar de qualquer jeito, é preciso conhecer seu estilo de aprendizagem. Existem três estilos de aprendizagem, o ideal é conhecer qual o seu e tornar seus horários de estudos muito mais produtivos.

Aprendizagem visual – Pessoas que possuem facilidade de aprendizado visual. Bons recursos para quem possui esse estilo de aprendizagem são os gráficos, tabelas, fluxogramas e desenhos. Uma boa dica é fazer mapas mentais para a fixação de conteúdo. 

Aprendizado auditivo – Para quem possui esse estilo de aprendizado, ouvir é a melhor forma de aprender. Por isso a dica para elas são: podcasts, aulas gravadas, e até mesmo ler os materiais em voz alta. Outra dica é fazer resumos e gravar para ouvir depois. 

Aprendizado sinestésico – Quem possui esse estilo de aprendizado precisa de dinamismo. Pessoas sinestésicas misturam todos os sentidos. Ler em voz alta e andando ou mudar de posição ao longo dos horários de estudos ajuda bastante na memorização. 

Muitas coisas para associar e lembrar certo? Pensando nisso a Doctum também disponibilizou um Checklist para você não anotar todos os pontos importantes e não esquecer nenhum deles até o dia da prova. 

QUERO MEU CHECKLIST


Pratique o que estudou

Para mandar bem é necessário praticar, faça exercícios sempre e não esqueça da redação. A Doctum possui um e-book com dicas importantíssimas sobre o Enem. 

QUERO MEU E-BOOK DO ENEM

E para praticar sua redação temos uma folha personalizada para você já ir se familiarizando com a prova de redação. 

QUERO MINHA FOLHA DE REDAÇÃO 

Com as respostas dos exercícios e a prática da redação você conseguirá mensurar seu desenvolvimento e verificar quais pontos precisam de mais atenção. 


Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo universitário? Acompanhe em nossas redes sociais, curta nossa página no FACEBOOK e siga nosso perfil no INSTAGRAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *